Dois terminais portuários em Santarém vão a leilão

20/03/2017

Uma semana após o leilão de aeroportos, o governo federal se prepara para a segunda investida no setor de transportes. Vão a leilão nesta quinta-feira dois terminais no porto de Santarém (PA) para movimentação de granéis líquidos - como gasolina, diesel, querosene e etanol.

Contudo, de acordo com o jornal “Valor Econ√īmico”, n√£o √© certo que a licita√ß√£o dos portos replicar√° o resultado do leil√£o dos aeroportos de Salvador, Fortaleza, Florian√≥polis e Porto Alegre. Aeroportos tendem a ter mais liquidez porque n√£o existem muitos √† venda no mundo e permitem a gera√ß√£o de uma s√©rie de receitas al√©m das tarif√°rias. J√° os terminais portu√°rios do Par√° s√£o dedicados a um nicho muito espec√≠fico e considerados de pequeno porte.

Ainda assim, t√™m caracter√≠sticas que podem garantir a transfer√™ncia √† iniciativa privada. S√£o √°reas “brownfield” - j√° ocupadas. Uma est√° com contrato vencendo e outra opera por meio de decis√£o judicial, com t√©rmino vinculado √† licita√ß√£o. As empresas que l√° est√£o - a Distribuidora Equador e a Petr√≥leo Sabb√°, joint venture entre Ra√≠zen e IB Sabba - dificilmente v√£o deixar de entrar na disputa, pois t√™m interesse em manter o neg√≥cio. Grupos verticalizados, notadamente que j√° trabalham na cadeia de combust√≠veis, tamb√©m s√£o cotados.

Outra questão é que logística portuária para armazenagem de combustíveis é considerada estratégica na região Norte, especialmente
devido √†s importa√ß√Ķes de derivados de petr√≥leo enquanto o Brasil n√£o aumenta o parque de refino naquela regi√£o. Na vis√£o de especialistas, a lacuna entre a crescente demanda de combust√≠veis no Norte e a pouca oferta de tancagem amplia o valor estrat√©gico do neg√≥cio, o que pode atrair empresas eminentemente operadoras.

A licita√ß√£o dos terminais consta da primeira lista de 34 projetos de infraestrutura divulgada pelo Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) de Michel Temer, em setembro de 2016. No material, o governo afirma que as licita√ß√Ķes dos dois terminais “s√£o cruciais para a manuten√ß√£o da distribui√ß√£o de combust√≠veis na regi√£o, que teve aumento de 24% no consumo de combust√≠veis entre 2011 e 2014.”

“N√£o tenho a menor d√ļvida de que s√£o dois terminais com viabilidade inquestion√°vel. Mas eles s√≥ recebem barca√ßas e n√£o navio de longo curso”, pondera Fabrizio Pierdomenico, s√≥cio da consultoria Ag√™ncia Porto. O planejamento do porto p√ļblico de Santar√©m n√£o permite o recebimento de embarca√ß√£o de longo curso para combust√≠vel. Dessa forma, a carga destinada a Santar√©m transportada nesse tipo de navio tem de fazer um “tombo” a mais: parar em um outro porto e ser transferida para balsas para chegar at√© Santar√©m.

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