Obras do TAV só começam em 2011

15/03/2010

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, admitiu que não há nenhuma possibilidade de o canteiro de obras do trem de alta velocidade (TAV) ser inaugurado antes das eleições de outubro deste ano. As infomações são da edição online da “Revista Ferroviária”.

Com isso, está excluída a possibilidade de as obras do TAV servirem a objetivos políticos dos candidatos. Segundo Figueiredo, o máximo que pode acontecer em 2010 é a licitação e a assinatura do contrato com o consórcio vencedor.

O diretor da ANTT afirmou que está mantida para maio a publicação do edital definitivo. O dia 2, no entanto, não está confirmado como data-limite.

“Depois da série de audiências públicas que fizemos, os interessados voltaram a nós com propostas de ajustes no edital. Nós os ouvimos, atendemos a grande parte de suas colocações, e agora estamos na fase de preparação do texto”, disse Figueiredo.

Outro assunto que ainda pode ser ajustado conforme o interesse do investidor é o ponto de parada em São Paulo. O Campo de Marte foi escolhido pelo governo por ser um ativo federal e a construção do terminal sairia mais barata. O governo de São Paulo, no entanto, tem preferência pela Barra Funda.

« voltar para Notícias